Yoga e Ayurveda

Um convite à criação de um Sistema Yogico Completo de Medicina

Para que todo o potencial de cura do Yoga possa ser descoberto, não nos basta ter terapeutas de Yoga a aplicar as técnicas de Yoga de acordo com as regras médicas do Ocidente. A longo prazo, o que necessitamos realmente é a existência de práticas Yogicas, que possam diagnosticar e tratar as doenças de acordo com o sistema médico Yogico do Ayurveda.
Existe um sistema médico completo, um dos mais antigos do mundo, baseado em princípios Yogicos. Ele conta com uma longa história de utilização em conjunto com o Yoga, e está actualmente a ressurgir. Trata-se do sistema de medicina Ayurvedica da Índia, que continua a ser praticada na Índia e que está neste momento a disseminar-se por todo o mundo.
Estes praticantes Yogicos não só prescreveriam as técnicas de Yoga, como âsana (posturas) e prânâyâma (exercicios de respiraçao), mas saberiam também como aplicar os métodos da medicina natural, como a dieta, as ervas e a massagem, e o seu diagnóstico teria por base os princípios do Yoga, reconhecendo o papel da consciência como factor fundamental no nosso bem-estar. A combinação do Yoga e do Ayurveda pode estabelecer os fundamentos para a criação destas praticas Yogicas, que poderão revolucionar o sistema de saúde no mundo.
Quando o Yoga chegou ao Ocidente, no século vinte, foi pouco o Ayurveda que veio com ele. Isto deveu-se, em parte, a várias influências históricas, como por exemplo o fecho de escolas de Ayurveda pelos Britânicos, durante o seu governo colonial, e a ascensão da medicina alopática. No Ocidente, as pessoas verificaram que o Yoga trazia grandes benefícios para a saúde, e queriam uma aplicação médica do Yoga mas, não tendo encontrado um sistema médico específico no Yoga que estavam a conhecer, procuraram adaptar o Yoga à
medicina moderna. Após 1970, quando as medicinas alternativas começaram a propagar-se, os praticantes de Yoga procuraram aliar o Yoga ao nível da saúde com sistemas alternativos como, por exemplo, a naturopatia, quiroprática, massagem, fitoterapia e medicina tradicional Chinesa, que pareciam adaptar-se mais à abordagem naturalista do Yoga do que a medicina Ocidental moderna. Só em meados dos anos 80 do séc. XX, o Ayurveda começou a ser ensinado nos Estados Unidos. Nesta época tinha surgido a base de uma nova terapia baseada no Yoga, que estava muito afastada do Ayurveda e não tinha consciência dos seus princípios. Por causa desta situação histórica, muitas pessoas acreditam, hoje em dia, que a terapia de Yoga é uma coisa e a medicina Ayurvedica, outra. Para além disso, devido ao ascendente da medicina alopática, mesmo no contexto Indiano, alguns centros modernos de terapia do Yoga da Índia enfatizaram a terapia de Yoga juntamente com a medicina moderna, não tendo também, eles próprios, dedicado muita atenção ao Ayurveda. No entanto, esta situação tem vindo a alterar-se em anos recentes, e actualmente o Ayurveda está a tornar-se mais comum e popular nos centros de Yoga da Índia, tendo-se criado novos e grandes centros, que incluem uma panóplia completa de práticas Ayurvedicas. Esta tendência está a estender-se lentamente para a Europa e América do Norte.

Agora que temos acesso ao Ayurveda, e que a sua ligação com o Yoga está a tornar-se mais evidente, é importante que a terapia de Yoga no Ocidente seja aplicada com uma maior componente de Ayurveda, e existem muitas áreas onde o Ayurveda pode ser de grande utilidade. Aliás, é difícil imaginar um futuro para a terapia do Yoga na qual o Ayurveda não seja um componente-chave.

O Ayurveda pode ajudar-nos, acrescentando o conhecimento médico, o diagnóstico e maiores opções de tratamento, podendo assim tornar a terapia de Yoga parte de um sistema completo de medicina Yogica.

No Estrela Zen encontra:
– sessões de Yogaterapia individuais e em grupo;
– aulas de Yoga;
– meditação – Anapana/Vipassana;
– massagem Ayurvédica, abbhiyanga, sirodara, tigela kamsu;
e muito mais… consulte o nosso site clique aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: