Lua Cheia de Touro – Wesak 2014

Este ano será a 14 de maio de 2014 às 20h15, [TMG] é realizada a celebração máxima do Budismo, o Festival [ou feriado] de Wesak, no vale dos Himalaias, na Índia.

buddha_moon

Wesak ou Vesak, também conhecido como Buda Purnima, é um feriado tradicionalmente observado pelos budistas em diferentes dias e em diferentes regiões do globo, como por exemplo, no Nepal, Sri Lanka, Tibete, Bangladesh, Butão, Índia, Singapura, Vietname, Tailândia, Camboja, Laos, Malásia, Mianmar e Indonésia. É uma multidão de milhões e milhões de pessoas, praticantes do budismo. Às vezes, informalmente chamado de “Aniversário de Buda”, na verdade esta data comemora o nascimento, a iluminação (Nirvana), e morte (Paranirvana) de Gautama Buda no Theravada ou tradição do sul. Tal como acontece numa boa parte do globo, os calendários usados não são o gregoriano, como acontece no ocidente, mas sim o ‘lunar’, daí o dizermos com precisão que é na Lua Cheia de Touro que ocorre este Festival. Como no oriente existem diversos calendários [o Hindú, o Budista, o Lunar, o Chinês, etc.], assim como as várias ramificações budistas, quero deixar muito claro que é um feriado [Festival] comemorado em diferentes dias do ano, mas a maioria segue a tradição do calendário lunar que nos informa que ocorre na Lua Cheia de Touro.

Em “astrologuês”, estamos a comentar a oposição entre o Sol e Lua, ambos no grau 23º55′, estando o Sol em Touro e a Lua em Escorpião.
E quando abordamos o eixo Touro / Escorpião [subjetivamente as casas II e VIII], estamos claramente a falar do eixo da posse, dos apegos, dos bens, dos dinheiros [também dos outros], mas sobretudo na enorme dificuldade que poderá representar a nossa ‘escolha’ em não aceitarmos as coisas como são; representar a nossa ‘escolha’ de aprendermos o desapego e o soltar; e representar a nossa ‘escolha’ de deixarmos as coisas irem.

No que à astrologia diz respeito, esta Lua Cheia fará uma conjunção no céu com Saturno. Sugere a possibilidade de haver algum drama envolvendo a sua casa, pais, filhos, chefes, colegas ou o seu parceiro [no masculino] e poderá ser muito difícil viver as suas emoções, levando a que surjam sentimentos de rejeição e depressão.

Homens e especialmente pais, género masculino representado por Saturno, será a fonte de dificuldades enfrentadas pelo público e as mulheres poderão ser as mais lesadas, pois são regidas pela Lua. Teremos que estar atentos ao mundo, pois algum tipo de violência pode acontecer.

Pessoalmente estou muito expectante em relação à Europa, Rússia e Ucrânia? Ou será o caso das ‘meninas da Nigéria’? As possibilidades são múltiplas. Apenas, aguardemos e enviemos Luz para essas partes do globo. Estejamos atentos aos acontecimentos desta semana.

Entretanto, deixemos milhões de ocidentais a praticarem aquilo em que acreditam: a fazerem funcionar o Festival de Vesak.

António Rosa, astrólogo
Ler o artigo completo aqui:
http://cova-do-urso.blogspot.pt/2014/05/lua-cheia-de-touro-ou-como-e-conhecido.html

 

 

Meditação Wesak no Estrela Zen
14 maio, quarta feira, 21h – Entrada livre

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: