Halloween ou as celebrações de Sahmain

No calendário pagão, Samhain é a data mais importante e marca o inicio de um novo ano.

00793091*

Para os antigos Povos este era considerado não só um momento de poder, mas também o tempo em que o véu que separava o mundo encontrava-se mais fino e os Deuses e ancestrais podiam encontrar-se com os homens.

Por ser a celebração dos ancestrais, todos os que morreram são relembrados e seus espíritos são convidados para fazerem parte dos rituais como convidados de honra, lembrando que que morte é encarada como parte da vida, sempre abrindo caminho para o novo. Como a morte lembra finalização, neste Sabbat fazemos uma profunda reflexão sobre relações que terminaram, trabalhos e períodos da vida que precisamos de largar.

O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte e assim o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. Samhain era o dia no qual começavam o Ano Novo celta e o inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.

O costume norte-americano de vestir-se com disfarces assustadores e percorrer as casas dizendo “Trick or treat – doçuras ou travessuras”, na noite de Halloween, é de origem céltica.
Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos. Em tempos ancestrais, os vagantes entoavam cânticos da época, indo de casa em casa e eram presenteados com agrados pelo seus habitantes.

A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Fiéis Defuntos (a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos, observado pela Igreja Católica como um dia sagrado de preces pelas almas dos que já partiram.

 

*imagem de uma tapeçaria de algodão, 133 x 193, à venda na Loja Zen

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: